-->

17 agosto 2014

Grécia Antiga

Desde pequeninos, quando havia desenhos bons na televisão e não tínhamos acesso a internet, vemos desenhos como Hércules, Academia de titãs, lemos livros sobre Percy Jackson (que já tem disponibilidade em filme dos dois primeiro livros) ou ouvimos histórias sobre a mitologia grega. 

Mas Gabriela, o que é a mitologia grega?
Calma, já vou explicar, como os gregos não tinham como explicar fenômenos que acontecia no planeta, como fenômenos da natureza, o nascimento, surgimento de plantas, animais, entre outras coisas no qual o homem não podia fazer, então eles contava mitos como aprendizagem para as crianças, assim eles criavam uma crença e dessa maneira os idolatravam. Assim, cada fenômeno natural atribuía a um deus.

Os deuses viviam no olímpio, eles não eram diferentes dos seres humanos, se relacionavam, sentiam entre outras coisas que podemos sentir, porém eram imortais. OOOOOOOOOOOOO. Dessa forma, eles viviam entre os gregos e cada relacionamento entre deuses e humanos nascia um semi-deus.

Os principais deuses eram:
  • ZEUS: Principal deus, governava o olimpo e rei dos deuses e dos homens;
  • POSEIDON: Deus do mar;
  • HADES: Deus do inferno.
Zeus, Poseidon e Hades eram filhos de Cronos, que existia toda uma história que os 3 três juntos derrotaram o pai e blábláblá, caso queira saber um pouco mais sobre os outros deuses é so clicar aqui.

Uai, mas porque você ta falando essa lenga lenga toda?
Simples e fato, a mitologia grega faz parte da cultura grega, como eles eram politeístas, durante um bom tempo os deuses fizeram parte da vida do povo antigo da Grécia, mas vamos continuar a falar dos gregos tá bom.

Os gregos são descendentes dos indo-europeus (Aqueus, eólios e jônicos) que formaram os primeiros povoados e cidades da Grécia Antiga, viviam da agricultura, pecuária e do comércio marítimo. Se dedicavam a sua vida estudando e trabalhando voltados para a questão do olhar para o belo, para eles somente os seres humanos eram capacidades de identificar e criar a beleza, por isso que faziam esculturas, pinturas, teatros e jogos olímpicos para expressar essa percepção do belo. Com isso ficou na história e tudo sobre o que conhecemos hoje, foram os gregos que desenvolveram técnicas de arte, nas suas idas ao teatro no final de semana e até naquela corridinha para manter o shape pela manhã. Ée, melhor agradecer a eles por isso.

Mas com tudo isso, vamos falar um pouco do lado artístico e um pouco do lado da história dos anônimos.

A arte grega era baseada no corpo do ser humano, ou seja, a partir do corpo eles esculpiam, pintavam e a arquitetura, através dessas obras eles também representava o cotidiano dos gregos, as cenas histórias e a vida dos deuses do olimpo e das figuras mitológicas.

Na arquitetura os templos eram construídos nos pontos altos das cidades gregas, um exemplo é a Acrópole de Atenas, pois além das funções religiosas servia como um ponto militar. Exemplo de construções arquitetônica são: Estátua de Zeus em Olímpia, Parneton de Atenas, Colosso de Rodes, Tempo de Ártemis em Éfeso e Farol de Alexandria . As colunas arquitetônicas gregas eram divididas em:


  • DÓRICAestilo com poucos detalhes, transmitindo uma sensação de firmeza. Essa coluna surge com a proporção do corpo masculino, corpo nú e sem ornamentação. Não tem baseele tinha colunas com 20 linhas verticais , e sem muitos detalhes,esta arte começou no inicio do século 7 antes de cristo;





Coluna da ordem dórica.    
  • JÔNICA: este estilo transmitia leveza, em função dos desenhos apresentados, principalmente nas colunas das construções. Outra característica deste estilo era o uso de base circular. com 24 linhas verticais em cada coluna e no final de cada coluna tem espirais para a esquerda e para a direita, era um templo mais usado em divindades  femininas,esta arte surgiu em 450 antes de cristo;


Coluna da ordem jônica.

  • CORÍNTIA:  pouco utilizado pelos arquitetos gregos, caracterizava-se pelo excesso de detalhes. Os capitéis das colunas eram, geralmente, decorados com folhas.com 24 linhas verticais em cada coluna e no final da coluna tem 2 espirais e folhas compridas, a arte coríntia começou no século 4 antes de cristo.



Coluna da ordem coríntia.


As esculturas gregas transmitem uma forte noção de realismo, pois os escultores gregos buscavam aproximar suas obras ao máximo do real, utilizando recursos e detalhes. Nervos, músculos, veias, expressões e sentimentos são observados nas esculturas. A temática mais usada foi a religiosa, principalmente, representações de deuses e deusas. Cenas do cotidiano, mitos e atividades esportivas também foram abordadas pelos escultores gregos. Começaram a ser feitas de mármore, e logo depois passaram ao bronze pois dava sensação de movimento.

As pinturas da Grécia Antiga  também foi muito importante nas artes da Grécia Antiga. Os pintores gregos representavam cenas cotidianas, batalhas, religião, mitologias e outros aspectos da cultura grega. Os vasos, geralmente de cor preta, eram muito utilizados neste tipo de representação artística. Estes artistas também pintavam em paredes, principalmente de templos e palácios.

Então gente, mas não termina por aqui, caaaaaalma, vocês já se perguntaram como surgiu os votos quando você vai eleger um presidente, um prefeito ou até mesmo o líder da sua sala? Então galera, não tem como falar da Grécia sem falar de uma de suas criações que afetam o nosso dia-a-dia que a democracia.

Este sistema de governo foi desenvolvido em Atenas (uma das principais cidades da Grécia Antiga). Embora tenha sido o berço da democracia, nem todos podiam participar nesta cidade. Mulheres, estrangeiros, escravos e crianças não participavam das decisões políticas da cidade. Portanto, esta forma antiga de democracia era bem limitada.

Como podemos ver, somente os gregos tinham vez nas cidades, somente os gregos tinham autoridade na Grécia, para "treinar" isso desde pequenos, havia ginásios para treinarem argumentos, aprenderem como viver em sociedade e também malhar, isso mesmo galera, eles malhavam, e muuuuuuuito. 

Uai Gabriela, eles malhavam? Mas pra que isso?
Então é o seguinte, os gregos admiravam, e muito, um corpo sarado e com isso eles malhavam no ginásio para conquistar admiração de outros gregos. E também o corpo de um homem grego é quente, e para manter o corpo aquecido eles malhavam, eles praticavam os jogos olímpicos para aquecer ainda mais o corpo. Quando uma mulher grega engravidava, ela tinha de alguma forma manter o ventre aquecido para nascer um homem de corpo quente, quando não aquecia esse corpo nascia uma mulher. O homem de corpo quente era muito respeitável na época. E para mostrava o corpo escupido, o tempo todo eles andavam nús, pois o próprio corpo podia esquentar.

ANEXOS....
Então povo, para vocês entenderem um pouco mais a história do povo grego, irei anexar alguns vídeos que ajudaram a ter o conhecimento dessa grande civilização.

Grécia Antiga - Parte I

Grécia Antiga - Parte II

Construindo um Império - Grécia - History Channel

Espero ter ajudado vocês galera, tenha uma boa tarde, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário