-->

23 novembro 2014

O mundo do personagem

Olá leitores, hoje venho publicar um trabalho do 2º período da disciplina de Estúdio II, o trabalho se chama o mundo do personagem, onde cada aluno teve que descrever seu personagem de acordo com as atrofias e hipertrofias do trabalho anterior e houve um sorteio e peguei o texto da minha colega de classe Bruna Yuki, com isso peguei a estudante de Odontologia da UFMG Ana Paula.

História de Ana Paula

                  Ana Paula é uma garota que veio do interior do Rio Grande do Sul para a cidade grande. Em sua terra, Ana sempre gostou de brincar de amarelinha, mas apenas nas épocas de sol, pois por nevar la, ela muitas vezes fica doente, o seu corpo consegue sentir muito rápido as mudanças de temperatura. Quando chegou na cidade grande, Ana ficou encantada com a quantidade de cores diferentes que via pelo caminho, e, para “não perder as raízes” , gostava de pular no chão nas cores fortes que via. Além disso, o seu corpo, por ser sensível à temperatura suava bastante, depois de ter se mudado.
                A família de Ana era muito grande, com vários tios e primos. Seus pais são descendentes de Alemães, olhos claros e cabelo loiro, ela também é. Seu sangue é tipo O+, então sempre que dava para ir ao hospital doar sangue, ia junto com os pais. Ana, com 18 anos, gosta de ir às festas com amigos, se divertir, já que isso não era muito comum na sua cidade. Mas ela tem medo de andar de salto alto, pois já deslocou o joelho três vezes, então gosta de andar com cautela, focando no chão, e claro, se divertindo com as cores.

                O apartamento onde mora, divide com duas amigas, ou seja, suas coisas estão sempre arrumadas, organizadas e no lugar certo, para não confundir com os das amigas, que são da mesma cidade que ela, Canela. Todos adoram Belo Horizonte e as novas amizades que fizeram na faculdade de UFMG. Elas fazem Odontologia e já fazem estágio em uma clínica odontológica no centro da cidade.

Texto escrito por Bruna Yuki.

(Representação feita pelo Photoshop da Ana Paula a partir do texto acima)

         A partir do texto escrito pela minha colega de classe realizamos um diário e para descrevê-lo tivemos que viver a personagem por 1 semana, com isso desenvolvi o texto do seu mundo a partir da convivência de suas necessidades durante esse período.



O mundo psicológico de Ana Paula


Nos momentos mais dificeis ou vivendo separados de uma família que desde criança convivemos é que damos valor as pequenas coisas da vida. A sensação de realizar um grande sonho em poder estudar Odontologia em uma das maiores facudade do Brasil, a UFMG, é uma conquista maravilhosa, porém tenho que vencer dificuldades.
A primeira concerteza é a saudade daquele povo que toda semana tem que ter churrasco com uma boa picanha, como um típico descendente de alemão, é a mesma coisa que mudar de vida, viver em um mundo totalmente diferente do que um dia pensamos em viver, sair de uma cidade pequena para seguir o destino rumo ao uma cidade grande, onde tudo é possível. A segunda é a dificuldade na adaptação termica do local, de onde vim é um local agradável onde o calor é suportável e a neve cai em alguns períodos do ano, já aqui o calor e o frio vivem em união o tempo todo, dificilmente minha imunidade corporal resistiu a essas tensões climáticas, resultado: gripe, garganta inflamada e febre. Podem confundir esses sintomas com a dengue, mas é uma simples guria que não está adaptada a mudar de clima tão drasticamente. Outro detalhe importante de citar é o sol, minha pele em contato constante com o sol, dependendo do limite de banho de sol, a presença de bolhas é inevitável sobre minha pele, haja protetor solar para que essa reação corporal seja controlada. Sinceramente, no meu caso muitas mulheres feministas irão virar seus olhos para mim: “como uma mulher linda, loira e de olhos azuis está usando uma sapatilha para ir a uma boate?”, poucos entendem que minha grande paixão em pular amarelinha e pular em cores vivas pela rua me resultou num deslocamento contínuo no joelho que aparece sempre quando coloco salto nos meus pés, há cura para esse mal movimento, porém já estou tão acostumada a colocar meus pés no chão que já não faz tanta diferença.
Convivendo com minhas duas amigas que vieram comigo de Canela, quero manter minhas coisas distante das delas, não por preconceito, mas por organização e me identificar com as minhas coisas, assim nenhuma caneta sairá rolando do meu quarto sem que ela não queria. Dessa forma tento preservar as coisas que tenho ao meu redor, ser prática e eficiente nas coisas que faço, não entrar em desespero é a principal foco, pois já basta está longe da minha GRANDE FAMÍLIA, ainda tenho que perder minhas coisas do meu campo de visão? Acho melhor não.

Por mais organizada que chega eu me relacho em beber um bom chimarrão e não perder o meu sotaque gaúcho tchê. Quero uma forma de trazer minha terra pra dentro de bh, quero estar com minha mãe mesmo distante. Quero pular amarelinha e lembrar de primos e irmãos que lá deixei e sei que minha paixão pela Odontologia vai trazer de volta para casa, ou trazer meus familiares para cá, já que Belo Horizonte é um bom local apesar da minha falta de imunidade, diversão aqui não falta, e nem bons lugares para que posa visitar. E claro, me exercitar de alguma forma para que meu sangue ajude a salvar vidas. Que seja feita sempre a vontade de Jesus.


Gabriela=Ana Paula?

    Dificil descrever, mais meu mundo não tem muito haver com da personagem sorteada, Ana Paula, de tal maneira que não sou muito fã de organização e nem de chimarrão. Poucos detalhes descrevem o que uma pessoa que veio de uma cidade familiar para uma cidade onde o mundo é desconhecido. Me identifiquei neste quisito pois vivo em uma cidade onde todos se conhecem, onde as heranças familiares continuam ricas e fazemos o possível para que essa união não se apague pelo tempo.
    Durante a semana em que fui a Ana Paula foi em uma semana em que a cidade de Ipatinga passava por um período bem quente da história. Tenho a imunidade alta mas isso não impediu que a gripe me atacasse, trabalho em um local onde funciona com ar condicionado, e ao entrar e sair de lá o corpo sofre e acaba reagindo dessa forma: gripe, garganta inflamada, febre alta e cansaço no corpo. Confesso que ainda estou com nesta crise com meu corpo mas já estou me medicando.
    Na verdade ainda não sei qual tipo de sangue sou, mas pela analise da minha irmã e dos meus pais tenho A+ ou O+, teve uma época que fui realizar a doação de sangue, porém minhas veias são finas e frágeis e toda vez que a enfermeira tentava colocar a agulha para que o procedimento fosse realizado minha veia estourava, sai muito triste de lá pois sei que muitos estão passando por dificuldadese há doenças que tiram vidas e a doação é a única esperança, devemos sempre ajudar o próximo.
    Quando comecei a trabalhar, o local onde trabalho só é permitido utilizar sapato fechado e como fico em pé o salto do sapato acabou desgastando fazendo com que sentisse muita caímbra durante a noite, não é formigamento, é caimbra mesmo, acredito que a dor de deslocar o joelho deve estar bem distante de uma caímbra, mas pude senti como é ruin ficar sem mover a perna por alguns instantes.
    Como não sou uma pessoa organizada, aprendi a manter minhas coisas no lugar, vivendo como a Ana consegui colocar as coisas em ordem, estou muito mais ciente de onde as coisas estão e não entrar em desespero total. Outro ponto que gostaria de citar é que não sou uma pessoa que tem muitos amigos e sou bem caseira, não abandono a tranquilidade da minha casa por locais onde convivo com pessoas imprevissíveis, mil vezes meu namorado e meus pais.

    A experiencia foi ótima, aprendir a ser uma mulher mais organizada.


(Representação via photoshop do mundo de Ana Paula)


MUNDO DO PERSONAGEM

O principal acesso ao mundo da Ana é através de um piso elevado que transporta até 3 metros para cima, com o objetivo ao acesso de seu mundo, enquanto sobe, o cliente sente a brisa que vem do norte e sente ainda mais forte a cada passo que da em sua subida. Ao chegar no acesso principal deslocando o elemento de vedação para dentro do mundo. A principal percepção do local é a vedação do lado esquerdo do mundo que abriga um pé direito alto com uma linda multiplicação de cores que envolve o mundo e deixa Ana Paula ainda mais interagida com o mundo em que se vive. Logo ao centro da vedação há um sistema de reprodução de imagem que ajuda na interação do espaço e onde seja possível ter a recepção dos amigos e familiares. Seguindo a frente há uma vedação transparente oposta da entrada que permite uma visão para o lindo jardim do lado de fora e uma vento que entra pela frente e se espalha pelo seu interior, dando a sequencia do pé direito alto.
Ao deslocar para o lado direito, a percepção de manter um local organizado e acolhedor é ainda mais presente, com uma estrutura ticudas logo abaixo da construção formada por uma serie de degraus que dá acesso ao local de descanso e estudos da cliente, nessas estruturas a cliente tem uma limitação maior de manter o espaço organizado e fácil manejo para manter os objetos e fácil acesso, é possível ampliar essa estrutura na vedação por fora do compartimento de higiene pessoal, onde sua entrada e seguindo esse caminho logo em frente, no sentido da estruturas formadas por degraus. 
Dando continuidade, a cliente tem a percepção de duas estruturas abertas nas vedações lateral e frontal do mundo próximo ao compartimento de higiene pessoal, ao virar a esquerda encontra a estrutura formadas por degraus que ao deslocar por ela é possível ter acesso ao local de descanso e estudo do cliente, lá de cima o cliente tem uma visão total da área de lazer, e através de cima é possível ver o sistema de reprodução de imagens, permitindo que a interação com o mundo seja ainda maior. Ao virar a esquerda é notável o leito móvel e uma estrutura ticudas para abrigar materiais e objetos pessoais, e na vedação a esquerda há um grande superfície reusável que permite que o corpo se difunde em suas atividades escolares e trazer recordações de momentos de infância, seguindo para o lado da vedação direita há uma abertura feita de elementos vazados permitindo que o local seja aconchegante e arejado . Ao vira para a cobertura é notável um acesso para acima do local, permitindo que o cliente foge um pouco do calor do ambiente e sente o local arejado aproveitando a vista que está ligada ao seu ambiente.


Desenhos e representações

 Planta baixa do 1º piso


Planta baixa do 2º piso

Corte AI



Corte AII

Corte BI

Corte BII

Corte CI e CII

Corte DI e DII



Elevação frontal

Maquete










StoryBoard




Texto do projeto


A casa da Ana Paula em geral foi feita uma casa simples com pequenos detalhes que fazem a diferença para que sinta bem em seu dia-a-dia, dessa maneira, a porta da casa é feita de madeira com pequenas aberturas para que haja um fluxo de vento por todo seu lar, dessa maneira um local se torna aconchegante e ventilado, amenizando a sensibilidade que a cliente tem na pele, sendo de correr, a porta ocupa menos espaço dando maior liberdade para a cliente em sua residencia. De tal forma ao entrar pela casa a cliente encontra o piso azulejado todo colorido, como cores principais: azul, rosa e amarelo. Assim, com a necessidade de gostar muito de cores a cliente pode entrar pela casa e se divertir com as cores que lá estão.
A banca principal é feita de madeira e com mármore por cima, e no seu interior tem prateleiras que ajuda a cliente a ter uma organização na cozinha conforme o desejado, a onde se localiza o fogão e a pia ela tem uma perspectiva maior no quisito em ter um ambiente maior por conta da grande janela com vista para o bosque, e seu formato lembra uma vela de barco remetendo a infância da cliente. Na parede contrária do janelão, a cliente tem uma vista para o quadro negro que se espalha pelo corredor e pelo quarto, assim ela pode fazer suas anotações por toda casa para ter maior eficiência nos estudos e se dedicar mais ao curso de odontologia.
Ao entrar pelo corredor, a cliente tem acesso ao banheiro e a escada que tem ligação com o quarto no segundo pavimento. O banheiro é todo branco com uma pequena tira de cores que traz simplicidade e paz para a cliente, e tem a toda liberdade de exercer sua higiene com as portas abertas ou fechadas, assim de acordo com as suas escolhas.
O acesso ao quarto, a escadas, tem no meio pintadas de amarelo com numeração de 1 a 9, que simboliza a amarelinha e foi pensada de forma que o degrau fosse maior do que a altura de cada degrau, dessa forma a cliente não sentirá problemas no joelho ao se deslocar pelo seu quarto.
O quarto de Ana Paula é composto pela parede de quadro negro nas três paredes e ao oposto da entrada pela escada tem um pequeno espaço para seu escritório, assim ela se dedica aos estudos usando o próprio ambiente ao seu favor. No mesmo espaço ela tem um grande armário aberto para organizar suas coisas e materiais, mantendo sempre a organização do local onde vive. A direita, a cama é um local de descanso mas ao mesmo tempo um local de organização, pois abaixo dela há prateleiras que ajuda a cliente a ter suas coisas no lugar, e pode relaxar olhando para a parede superior com a pequena abertura a esquerda, onde tem pequenas vigas que diverte seu ambiente e ao mesmo tempo funciona como saída de vento. E do mesmo ambiente ela tem total visão da sala e da cozinha lá de baixo, ampliando seu olhar e aumentando sua perspectiva.
A iluminação do local é apostada durante o dia pela iluminação natural, onde a janela com mais de 3 metros de altura proporciona que a luz do sol entre pela casa e não esquenta muito por conta da do telhado colonial que está inclinado do lado de fora, o sistema de abastecimento de água é realizado por debaixo da casa que tem ligação ao pequeno poço cartesiano que há debaixo da sua casa, espalhando pela cozinha e pelo banheiro, onde são o principal acesso a água potável dentro da sua residência.

Conforto


Iluminação


Ventilação


Referências
http://www.viladoartesao.com.br/blog/2010/03/ambientes-envolvidos-pelas-cores-dicas-de-decoracao/

A referência acima utilizei para projetar o chão da casa da cliente, pois alem de um local divertido, ela pode se divertir com as cores dentro da própria casa, dessa maneira, vivendo em perfeita harmonia em seu confortável lar.


http://www.madeireiraajudo.com.br/

Neste exemplo de portas, utilizei para que o local seja arejado na vontade da cliente, dessa maneira, o ar pode entrar pelas aberturas deixando o local mais agradável.

http://coisasqeusei.blogspot.com.br/2010/06/quarto-funcional.html

O quarto adaptei para que fosse funcional para os estudos e descanso, baseado na imagem acima o local de estudos da cliente será aproveitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário