-->

07 abril 2014

Fotografia & Mobilidade Urbana

Boa tarde,
hoje venho apresentar meu trabalho que dediquei para a 23ª Semana Integrada do curso de Arquitetura do Unileste.

·        A fotografia e a mobilidade urbana

Não é só uma forma de demostrar o dia, uma paisagem, uma pessoa, entre outros, é muito mais complexo do que isso. A fotografia tem sim a função de relembrarmos de algo que já aconteceu, registrar momentos que jamais voltaram acontecer novamente, é uma forma de contar história sem perder sua originalidade. Os pequenos detalhes de uma fotografia constituem em reunir todos esses elementos e com tudo contar uma história. No final, a fotografia é uma história que estar por trás de uma imagem, e isso é fantástico, assim podemos imaginar, nos fantasiar, abrir ainda mais nossos olhos aprendendo com tudo isso.
De tal maneira que queremos fazer registro de coisas que o tempo todo se locomove e nem percebemos o quanto é importante fazer essas fotos. Logo a mobilidade não é algo fácil de ser registrado por uma câmera, não é um simples “flash” que capta a verdadeira essência de uma locomoção, há sempre uma história por trás de tudo.
Um simples movimento durante um tempo de um segundo pode trazer informações que jamais imaginaríamos que poderia nos transmitir. Associar mobilidade com a fotografia consiste de técnicas, engenhosidades, algo que sempre tem que ser pensado.

·        A foto

Bom, no início foi muito pensado e discutido no que iria fazer e como iria fazer a foto, com um celular e em um local que sempre tenho costume de passando registrei a saída dos alunos da Escola Estadual Antônio Luiz situado no bairro Industrial em Santana do Paraíso∕MG. Não foi só o fato de ter a oportunidade de passar por ali todos os dias que me deu essa inspiração, e sim porque neste lugar é o local que gera a mobilidade da comunidade local, sempre nos horários de sete horas da manhã, onze e meia, meio-dia e quarenta e cinco, cinco e quinze, sete horas da noite e às dez e meia da noite são os momentos onde vemos mães e alunos indo para escola juntos, ônibus escolares deixando alunos de toda região na instituição escolar, professores de outras cidades se locomovendo tudo em função da educação.
É surpreendente e ao mesmo tempo assustadora a ideia em que pessoas de longe se locomovem a instituição para aprenderem, para lecionarem, pra se tornarem pessoas melhores no futuro. Isso me incentiva e mesmo com todas as dificuldades do mundo há locais e pessoas que auxiliam e promovem a educação para uma comunidade que tinha de tudo para estar em outro destino.
Porem esse não é o meu foco, represento a escola como algo que esta acontecendo, coisas que podemos ver em nosso cotidiano, crianças andando pelas ruas com uniforme do colégio em que estuda, pessoas trabalhando a favor disso, mas queria representar na foto ao mesmo tempo o futuro e o passado do local.
Ao visualizar a foto damos de cara com um carro de boi, esse carro de boi representa a vida sofrida dos antepassados que viviam do campo e da pecuária para sobreviverem, mostrar como nossos antepassados se locomoviam, como era a verdadeira mobilidade urbana surgiu. Animais transportando pessoas, alimentos, água e entre outros diversos materiais.
O carro Camaro branco esta para representar o futuro e ao mesmo tempo levar a uma questão de vida social. Em um local tão desfavorecido não é possível ver de cara pessoas boas e humildes, programas para a comunidade se interagir e aprenderem coisas novas, ao olhar para uma favela, por exemplo, a primeira coisa que passa pela cabeça é tão perigoso seria se nos movimentarem por ela, da mesma forma este bairro é visto aos olhos de outras pessoas que infelizmente não enxergam o tão importante aquele local pode ser para nossa geração futura, e gerando mobilidade entre os vizinhos e aos visitantes que interessa a entender e a participar do local.
Juntando essas questões, é possível perceber que a mobilidade urbana esta presente com distintas maneiras e diferentes tempos, é preciso tomar conhecimento de tudo para compreender o que se passa, e a mobilidade nos abre essa porta iluminando ainda mais nossas ideias para nos inspirarmos.



Esse foi o resultado final

Obrigada pela atenção de vocês. Tenha uma excelente tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário